O Sol, a Fé, o Pai Oxalá – Umbanda e Astrologia

Por: Ryath (Inspirado espiritualmente)

O Sol recebeu várias associações a deidades de diversas religiões e culturas, isso por ser a luz, o que ilumina.
O que ilumina é o que podemos ver.
O Sol representa na Umbanda o Orixá da fé, que é Oxalá.
Em diversas religiões e culturas, é associado as deidades que sincretizam com Oxalá, pois em cada cultura, em cada religião existe a mesma essência da verdade, mas encoberta por mitos, parábolas, nomes e imagens diferentes, mas que cultuam, na verdade, as mesmas bases divinas.
Divindades ou Orixás são seres que emanam as energias de Deus.
O Sol é ligado a consciência, que é onde temos luz, aonde enxergamos.
Existe também a inconsciência, que é o que não sabemos sobre nós mesmos, e conhecer isso é o autoconhecimento.

 


A luz ilumina a escuridão.
A fé faz o milagre, é como ensina a Umbanda:
A Umbanda não faz milagres, mas desperta a fé, e a fé faz os milagres.
Fé é Oxalá, e por isso a Lei de Atração é algo que a Umbanda lida a muito tempo.
Oxalá na Umbanda é representado pala imagem de Jesus Cristo, isso dentro do sincretismo.
Jesus trabalhou na irradiação da fé, lidando e ensinando sobre o espiritual, mas também sobre o amor, que é a linha de Oxum.
Jesus também foi um marceneiro e um divulgador do evangelho, trabalhando assim também na irradiação de Yemanjá, que foi um trabalho de muita dedicação, visto que foi de cidade a cidade, realizando curas, desobsseções e outros tipos de trabalho, utilizando a magia para isso.
As divindades que também são da fé em religiões atuais ou já antigas são: No Hinduísmo Brahma, no Egito Rá e na Grécia Antiga Apolo.
Essas três são as deidades da fé nas religiões ou culturas mais populares, mas em cada crença de divindades tem a sua representação do acreditar, que é uma humanização de divindade.
Na Astrologia o Sol é quem aquece e traz a vida, é a figura, também, do líder, da força, a força vital, o magnetismo e é a qualidade de quem está à frente.
As plantas buscam o Sol, crescendo e se desenvolvendo aonde existe a luz, e o ser humano também busca o Sol.
O Sol é o grande fogo, e o fogo está associado a vida, que nutre e aquece e nos faz sentir a presença de Deus.
Quando os espíritos vêm para o Planeta Terra, é no Sol que eles criam seus Chakras, que são vórtices de energia e tem relação com a consciência, que é luz.
Um dia cinzento, chuvoso e sem o Sol deixa uma sensação de tristeza, e muitas vezes de depressão.
Muitas pessoas também se entristecem no pôr do Sol, e se alegram no nascer do Sol.

 

Alguns Destaques: